A visão de longo prazo de nosso planejamento estratégico nos compromete com a missão de atuar nos mercados de forma integrada, rentável e sustentável, orientada por valores estratégicos como: ética e transparência, foco em resultados, empreendedorismo e inovação, valorização e comprometimento das pesso as e sustentabilidade.
O Código de Ética e Conduta da Empresa Queiroz Garcia significa demonstrar a importância dessas dimensões em nossas práticas empresariais, entendendo os conceitos norteadores da atuação ética e íntegra de nossas em- presas evoluem, exigindo de nós adaptações constantes.
A Queiroz Garcia começou sua trajetória de sucesso com a fundação de uma pequena construtora em Brasilia, em 2004.
Aos poucos, com sua expertise, a empresa consolidou sua marca no Distrito Federal.
Para o futuro, a Companhia tem como principal meta manter seus valores alinhados à tradição e à inovação, sempre priorizando contribuir com o desenvolvimento do Estado e do Pais.
Valorização da vida e afirmação da cidadania, respeitando a integri- dade física e moral de todas as pessoas, as diferenças individuais e a diversidade dos grupos sociais, com igualdade, equidade e justiça.
Honestidade e probidade na fraude e corrupção, com postura ativa diante de situações que não estejam de acordo com os princípios éticos assumidos.
Atuação com responsabilidade ambiental, econômica, social e cul- tural, de forma equilibrada, respeitando o direito à vida plena das gerações atuais e contribuindo para a preservação das futuras.
Visibilidade dos critérios que norteiam as decisões e as ações da empresa Queiroz Garcia , mediante comunicação clara, exata, ágil e acessível, observados os limites do direito à proteção de dados e ao sigilo quanto às informações privilegiadas ou estratégicas da empresa Queiroz Garcia .
Prevalência do interesse da empresa Queiroz Garcia sobre os interes- ses particulares, com objetividade e imparcialidade nas decisões, nas ações e no uso dos seus recursos.
Respeito à legislação nacional e dos países onde a empresa atua, bem como às normas internas que regulam as atividades da empresa, em conformidade com os princípios constitucionais brasileiros e com os tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.
Desempenho profissional íntegro, com responsabilidade e zelo, baseado em valores sociais, lealdade e respeito mútuo, comprometi- do com a busca de excelência operacional e o desenvolvimento da empresa Queiroz Garcia.
O presente Código de Conduta Ética e Integridade abrange os membros dos Conselhos de Administração , diretores, empregados, representantes, terceiros, estagiários e aprendizes.
Como afirmação do compromisso da empresa Queiroz Garcia com o princípio da equidade de gênero, destacamos que os termos “colaboradores”, “empregados”, “contratados” e outros, usados na forma gramatical do masculino neste documento, referem-se a mulheres e homens.
As empresas fornecedoras, as prestadoras de serviço da empresa Queiroz Garcia terão em seus contratos, parcerias, convênios, termos ou acordos, em que se comprometem a respeitar, cumprir e fazer cumprir, no que couber, este Código de Conduta Ética e Integridade, o Programa de Integridade (Compliance) e as políticas da empresa Queiroz Garcia .
O presente Código de Conduta Ética e Integridade tem validade indeterminada, entretanto a empresa Queiroz Garcia compromete-se a submeter seus conteúdos e suas práticas a processos de avaliação e revisão periódica, em prazos a serem definidos ao longo do pro- cesso de sua disseminação.
Para consultas, o presente Código de Conduta Ética e Integridade,o Programa de Integridade (Compliance) e as políticas da empresa Queiroz Garcia , poderão ser acessados presencialmente na sede da empresa.
Para as demais manifestações – elogio, reclamação, solicitação de providências e sugestão entrar em contato com a Ouvidoria da empresa, responsável por buscar, em parceria com todas as áreas da respectiva empresa, soluções para as questões recebidas, mantendo o sigilo da identidade do manifestante e do conteúdo das manifestações.
Ouvidoria:Ouvidoria@queirozgarcia.com.br.br e site : www.queirozgarcia.com.br
As denúncias de fraude, corrupção, desvios éticos e de violação do Código de Conduta Ética e Integridade ou do Programa de Integridade (Compliance) deverão ser realizadas preferivelmente por meio do Canal de Denúncias centralizado para a Empresa Queiroz Garcia .
O Canal de Denúncias da empresa Queiroz Garcia está baseado em uma plataforma externa e independente, com a possibilidade da garantia do anonimato, e segue todos os procedimentos de recebimento, encaminhamento adequado e acompanhamento de prazos, para garantir o atendimento a todas as alegações de denúncias de fraude, corrupção, violações do Programa de Integrida- de (Compliance), inclusive desvios éticos e violações ao Código de Conduta Ética e Integridade.
O Canal de Denúncias funciona 24 horas por dia, 7 dias por sema- na através do email: ouvidoria@queirozgarcia.com.br.br e site : www.queirozgarcia.com.br
As manifestações relacionadas ao Código de Conduta Ética e Integridade poderão também ser encaminhadas ou representadas di- retamente à Comissão de Ética da respectiva empresa Queiroz Garcia .
É garantido o sigilo, confidencialidade e proteção institucional ao denunciante de boa fé e aos integrantes das comissões responsá- veis pelo processamento das denúncias de infrações éticas, disciplinares e de fraude e corrupção, além de mecanismos para asse- gurar que não ocorra retaliação aos denunciantes.
O descumprimento, devidamente apurado e comprovado, de algum dos princípios ou compromissos de conduta expressos neste Código, poderá resultar na adoção de sanções de caráter educativo ou punitivo, sem prejuízo da adoção de medidas administrativas e/ ou judiciais pelas instâncias cabíveis, quando se tratar, ademais, de infrações contratuais e/ou legais.
A Política de Consequências da empresa Queiroz Garcia estabelece medidas administrativas, disciplinares e de censura ética, bem como penalidades ou ações de remediação como resultado da ges- tão e do tratamento de denúncias e infrações detectadas, mediante processo regular.
A instância responsável pela apuração e aplicação das sanções éticas são as Comissões de Ética da empresa Queiroz Garcia .
Um Código de Conduta Ética e Integridade é um acordo expresso entre pessoas de uma mesma Instituição ou Organização, que de- fine parâmetros para suas condutas, com a intenção de que sejam universalmente validáveis e aceitáveis, sem prejuízo da identidade e do caráter local dessas condutas.
Um princípio é uma ideia que funciona como ponto de partida de uma ação. Aqui, neste Código de Conduta Ética e Integridade, os Princípios Éticos são as nossas referências fundamentais e devem inspirar as condutas éticas que pretendemos para as empresas Queiroz Garcia . Os princípios éticos inspiram e justificam as condutas humanas, na intenção de que alcancem validade universal. Foram incluídos nos Princípios Éticos da empresa Queiroz Garcia os cinco princípios da Administração Pública consagrados pela Constituição Brasileira (1988) em seu Art. 37: Moralidade, Legalidade, Impesso- alidade, Publicidade/Transparência, Eficiência. A Moralidade, aqui, coincide com o conjunto do Código. A Eficiência está implícita no princípio do Profissionalismo.
Os Compromissos de Conduta constantes neste Código de Conduta Ética e Integridade são fundamentados nos Princípios Éticos e são dele decorrentes. Eles são a concretização dos Princípios Éticos, no estabelecimento de padrões de condutas pessoais, profissionais e organizacionais. Estão classificados em temas a fim de abranger as situações mais críticas em que deva ocorrer uma conduta ética.
No presente Código de Conduta Ética e Integridade, o conceito adotado de “Ética” refere-se ao campo de estudos e de referências em que devem basear-se nossas condutas pessoais, profi ssionais e organizacionais, para que possam ser universalmente aceitáveis.
No presente Código de Conduta Ética e Integridade, o conceito adotado de “Moral” corresponde ao campo de estudos e de referências em que se baseiam as condutas pessoais, profi ssionais, institucionais, organizacionais e nacionais, cuja validade é atribuída exclusivamente à tradição, leis, hábitos e costumes. Tais condutas morais, por isso, nem sempre podem ser validadas do ponto de vista ético da universalidade.
Versão aprovada pela Diretoria Executiva da Queiroz Garcia em 25 de maio de 2020